Experiência
de voo Tam JJ3666 GRU-THE (SBGR-SBTE) 30 de dezembro de 2013 e JJ 3667 THE-GRU
13 de Janeiro de 2014
Da para
escrever um livro sobre os problemas que os passageiros enfrentam nos aeroportos
Brasileiros imagina nas férias.
As
melhorias feitas em GRU pouco atende a alta demanda do aeroporto supersaturado,
que já saiu do Brasil via aérea, sabe o que estou falando, e não e o caso de ir
muito longe. Aqui na América do Sul mesmo da para ver como estamos
atrasados. Cheguei com antecedência no
Aeroporto de Guarulhos e fui para o check in e Despacho de bagagem, muita fila,
mais não tive dificuldade em achar um carrinho. Lembrando que existe um enorme desnível
no piso entre o terminal 1 e 2 na parte superior, andar nesse corredor com
malas e uma aventura. Não foi o caso,
isso foi outra conexão que tive e não tinha como deixar de retirar malas.
O
Atendimento da TAM distribuía sorriso grátis, mais isso ficou muito no passado.
A TAM instalou maquinas de cartão de credito em todos seus pontos de check in
para coletar qualquer grama que passe da franquia de bagagem e vender os
assentos conforto. Por R$40, sendo R$10 mais caro que o valor oferecido no site.
Viajando com criança em férias claro que a franquia de bagagem não deu e paguei
as taxas e comprei o assento conforto que não pude usar já que a aeronave tinha
airbag na primeira fila e o bebe não pode ir nesse tipo de assento. Pedi o reembolso
na chegada que ainda não foi creditado no meu cartão. Com 40 minutos de antecedência
da hora de embarque me dirigi à sala Vip Do American Express para um lanche rápido.
O embarque
continua com grandes filas, usei o direito de preferencial e me dirigi a portão
1A que fica na parte inferior para embarque remoto do terminal 1, essa sala
estava lotada, com muito mais que sua capacidade, uma chuva muito forte de verão aconteceu e
demorou mais o embarque para o ônibus e dai para Aeronave, que era um novíssimo
A320 Sharklet, PR-TYE, na sala de embarque os funcionários da TAM pareciam
cansados e desmotivados. Falta de informação nas telas de embarque, e falta de
vontade para responder sobre qual portão seria e qual o horário previsto. Ao entrar na aeronave o atendimento já muda
para melhor, os tripulantes bem vestidos, e com sorrisos gratuitos, agradam com
cortesia e atenção. Ate parece que o
atendimento no aeroporto e terceirizado pela infraero. Nosso voo saiu com destino
a Capital do Piauí com atraso de mais de uma hora, e somente em Taxiamento
tivemos uma espera de 40 minutos com aeronave acionada esperando sua vez.
Como já relatei,
a aeronave era nova, porem sem revistas
de bordo, e o sistema de tv era repetitivo sem opção para voo de 3 horas. O serviço
de bordo, e’ um lanche seco de bolacha salgada, um queijo processado e um
bolinho doce, bebidas coca cola, agua e suco.
E uma grande pena, acredito que existem outras coisas para uma Cia Aérea
economizar, o próprio serviço de bordo deveria ser cobrado, mas deveria
existir, temos que pensar que pessoas de negócios tem pouco tempo para almoçar,
jantar e esse tempo de voo deveria ser usado para isso. As passagens são muito
caras para o tipo de serviço oferecido, a própria acomodação conforto deveria
se estender entre as cinco primeiras filas. As famílias com crianças de colo são
prejudicadas com as restrições de cintos com airbag e saídas de emergência.
Ganhamos um
pouco de tempo com vento de cauda e chegamos com pouco mais de uma hora de
atraso em THE. O que já acumulava 2, foi caindo com o voo. O desembarque no
aeroporto e’ no pátio e temos uma esteira minúscula para retirar as malas e’
melhor esperar o fluxo diminuir para retirar sua bagagem. Esse Aeroporto tinha uma esteira única no
desembarque e foi feita uma reforma que criou 2 esteiras porem o espaço e’ o
mesmo de antes e ficou mais difícil para retirar malas.
Vamos falar
do Retorno dia 13 de janeiro de 2014, voo JJ3667 muita chuva em Teresina, e
chegamos ao aeroporto no horário previsto,
existem poucas opções de voo mais as empresas preferem concorrer com mesmo
horário isso deixa o aeroporto lotado, e sem estrutura para os passageiros. O
atendimento no Check in da TAM e muito eficiente e cortes, os funcionários são muito
atentos e simpáticos, encontro um conhecido Cmte, que estava embarcando para
Trabalhar em SP. Depois do check in, o
embarque e uma verdadeira prova de paciência, o sistema de informação não atualizado
reporta o voo que estava em ultima chamada como atrasado. Para passar pela segurança da infraero, mesmo
tendo a prioridade de criança de colo sofro com a falta de educação dos
passageiros e a falta de estrutura do aeroporto que não tem uma fila
preferencial . Uma confusão e’ formada por um passageiro mal educado, que se
revolta com a prioridade passando em sua frente, e nada e feito pelos funcionários
do aeroporto. Somente o atendimento de direito. Que foi Garantido no Grito, ou do contrario
estaria na fila com o bebe no colo e perderia o voo.
Sem
surpresas no voo, o atendimento da tripulação
muito bom, e o atendimento no check in também.
O voo aconteceu de forma tranquila com poucas turbulências devido às chuvas na região.
A aeronave era um A320 sem cintos com airbag na primeira fileira pude utilizar
o assento conforto e ter uma jornada mais confortável ate o destino com
pagamento de R$60 de taxa, pagos antecipadamente na compra das 2 passagens, no site da TAM. O serviço
de bordo foi igual ao do voo anterior. Porem o tempo perdido com o embarque em
The foi muito menor, mesmo com as inoportunas interferências de terceiros
na passagem de segurança para o salão de embarque. Chegamos a GRU para uma
espera de 01h40min minutos para retirada de malas, esse e um prazo lastimável para um desembarque domestico. O desembarque também foi na areá remota e
tivemos que pegar ônibus para chegar ao terminal. Com esse desembarque remoto, observei as obras avançadas
do terminal 3 de GRU.
Essa foi
minha experiência de voo, como passageiro que compartilho com os amigos do Blog.Agradeço aos colegas tripulantes dos 2 voos que foram eficientes em seus trabalhos, nessas datas. Ficou
com alguma duvida, tem uma sugestão, não concorda com meu relato deixa um comentário.
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