domingo, 9 de fevereiro de 2014

As 10 Perguntas da Semana



As 10 Perguntas da Semana

Entrevistado: Humberto Gimenes Branco (Vice Presidente APPA)

1.     O que faz?
 Sou sócio de empresas de consultoria estratégica e participações em negócios. Formei-me em administração, tenho mestrado na área de Politica e Relações Internacionais.

2.     Como Foi o Primeiro Contato Com aviação?
Meu primeiro contato com a aviação foi na grade e terraço de aeroportos, olhando para o céu atrás de aviões, lendo os artigos do saudoso Fernando Almeida, tentando entrar em cabines, enfim, como todo mundo que ama esse mundo não me lembro precisamente desde quando adoro a aviação. Acho que desde sempre.

3.     Qual a maior Loucura que fez pela aviação?
Não me lembro de nenhuma loucura feita por aviação. Talvez a decisão mais complexa que tomei um dia por causa da aviação foi comprar meu primeiro avião, algo que fui amadurecendo por alguns anos, até que tive a oportunidade. Apesar de todas as complicações, custos abusivos, problemas e mais problemas que enfrentamos todos os dias para usar um pequeno avião a negócios e a lazer, não me arrependo. Voar é maravilhoso.

4.     Um Lugar que Foi de avião?
 Eu sou muito cauteloso e paciente no meu processo de aprendizado com a aviação. Vou aumentando gradualmente as distâncias percorridas, na medida em que aprendo. O litoral é sempre muito bonito assim como o interior de Minas Gerais. Mas em todo o voo, mesmo em rotas mais usuais, sempre vemos belezas novas, detalhes que não tínhamos visto nos voos anteriores. Enfim, cada voo é um voo, com suas belezas particulares.


5.     O avião dos Sonhos?
 Meu avião dos sonhos é um TBM-850. Meu avião que me faz realizar sonhos hoje é o que tenho, um maravilhoso EMB-712 Tupi.

6.     Se pudesse mudar ou fazer uma única coisa para melhorar a aviação. Que faria?
 Reuniria decisores da ANAC, SAC e DECEA, realmente comprometidos em fazer mudanças para recolocar a aviação brasileira nos trilhos e desse encontro sairia com um pequeno plano com 5 grandes alterações no jeito da aviação brasileira funcionar, que seriam implantadas imediatamente. Poucas mudanças de filosofia poderiam fazer grandes diferenças tanto na funcionalidade quanto na segurança da aviação no Brasil. O Brasil saiu dos trilhos, ficou para trás tecnologicamente e normativamente. Mas poucas mudanças fariam a diferença.


7.     Uma pane ou perigo que passou?
Voando com um amigo no comando passei um aperto decorrente de uma aproximação desestabilizada, numa pequena pista de cascalho. Não aconteceu nada, arremetemos. Mas hoje eu sei que aquele risco poderia ser totalmente evitado se tanto ele quanto eu conhecêssemos claramente o conceito de aproximação estabilizada e tivéssemos arremetido muito antes do que fizemos.

8.     Quem te ajudou na aviação?
 Meus instrutores me ajudaram muito. Sou grato a todos eles. Cronologicamente, o Julinho, do Aeroclube Politécnico de Planadores, foi quem me ensinou a voar, de planadores e quem me "solou". O Cmte. Viggo Thisted me deu uma dica, num dia específico, que me fez entender como pousar. O Fernandes, chefe da Instrução do Aeroclube de Jundiaí, é uma pessoa que me ajudou e me ajuda muito. O Cmte. Miguel Ângelo, hoje na Gol, é outra pessoa que me instruiu e me deu acesso a um monte de conhecimentos que jamais teria sem a generosidade dele. Acabamos escrevendo um livro juntos, sobre Segurança na Aviação Geral. Além deles, não posso deixar de mencionar o Marcão, diretor do Aeroclube de Jundiaí, que me orientou a comprar meu avião e que é meu anjo da guarda em todos os assuntos técnicos, o Samuel, também do Aeroclube, que cuida do meu avião como se fosse dele. O Cmte Sucupira, Presidente da APPA, é um sábio, amigo, que me fez entender e abriu as portas para o mundo institucional da aviação. Enfim, tem um monte de gente a quem sou grato e que admiro muito. A Aviação é um meio maravilhoso para se fazer ótimos amigos.

9.     Quem foi sua inspiração na aviação?
Não sei dizer quem poderia ser a minha inspiração na aviação. É um misto de todas essas pessoas com quem me relaciono e busco aprender.

10.                        Sua rota preferida?
A minha rota preferida é a próxima. Não importa para onde. O negócio é voar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário