terça-feira, 11 de março de 2014

Experiência de voo GRU-LHR-PEK




Experiência de voo GRU-LHR-PEK /SBGR-EGLL-ZBAA BA246 e BA0039  
Voo BA 0246
Vou Contar a experiência fantástica de uma quase volta ao mundo Com A British Airways,
Vamos começar pelo Embarque em SP o Voo BA 0246 era previsto para 16h45min horário local. Cheguei com bastante antecedência, o Balcão da BA ainda estava fechado, aproveitei para fazer um lanche na sala Vip da American Express. Logo depois do inicio dos trabalhos no Check in A fila era muito grande todos os passageiros chegaram ao mesmo horário. Por sorte eu já tinha feito meu check in on line estava com meu assento garantido, e só era deixar as malas na fila de Drop in tinha apenas duas pessoas e era bem menor que a executiva e BA Executive Clube Gold and Silver.
Rapidamente pude me dirigir ao Embarque. Ainda não era o pico de GRU, mais já tinha muita gente na fila da passagem pela Policia federal e segurança. Isso levou 30 minutos.
Um rápido passeio no Dutty Free comprei alguns chocolates uma boa ideia para um voo de 12 horas e mais outro de 11 que tinha pela frente.
E muito triste a situação dos aeroportos Brasileiros. O Voo Ba0246 estava lotado pouco mais de 350 pax, e eu deixei para ser o ultimo a embarcar para marcar o tempo de embarque. Acredite sem esperar por passageiros perdidos. Foram mais de 1 hora. A aeronave um B747-400 não era das mais novas e reformadas.  O velho Jumbo tinha Tela com ótima variedade de vídeos e musicas, jogos, porem o áudio estava com defeito. Boa ideia tentar dormir um pouco depois do Jantar. Eu iria passar o dia no Centro de Londres antes de embarcar para Beijing. 
Vamos falar do atendimento. O Avião tinha uma grande quantidade de tripulantes, o voo estava lotado, eu me apresentei ao chefe de comissário como tripulante e me coloquei a disposição para ajudar.
Os comissários de uma Cia americana parceira da BA são famosos por não ser muito simpáticos, eu não esperava um bom atendimento também, somente o básico, mais ate que foi melhor que minha expectativa, A aeronave tinha comissários nativos do Brasil e ingleses, por algum motivo eu era sempre atendido em inglês, e depois, acabei virando interprete de um casal de francês que viajam comigo de volta para casa, eles insistiam que não falavam Inglês. Eu ajudei com a escolha do serviço.
Para o padrão do Aeroporto de GRU, o táxi e decolagem foram rápidos. Pouco menos de 30 minutos de portas fechadas já estávamos correndo a pista com os quatro motores Rolls Royce faziam seu trabalho fantástico de tirar para os ares o monstro 747 lotado de pax, combustível e carga.

Mesmo viajando de Econômica, a BA serviu Wellcome drinks, antes do jantar. A opção do jantar era frango ou carne, escolhi carne, o prato estava quente e bem montado, tinha acompanhamento, pão, salada, um doce de limão. Todas as bebidas da BA são únicas, somente o suco e chá eram coletivos, se você pedir uma Coke ou soda, recebe sua latinha. O trabalho dos comissários e’ muito grande com avião lotado, mas tudo ocorreu bem, mostrando treinamento da tripulação,.
Seguindo o voo fui jogando conversa fora com meus vizinhos de cadeira, (detalhe em italiano e espanhol) e a noite foi caindo, pedi licença para ir ao banheiro e me preparar para dormir.
Uma coisa que não incomodou muito porque estava com sono, e achei legal, foi que de tempo em tempo mesmo no escuro os comissários passavam com bandejas de água e sucos. Não tinha visto isso em voos internacionais da TAM, e AA.
O Café da manha foi servido com a mesma agilidade. E tinha a opção de café continental ou café inglês. Optei pelo café inglês, um pouco mais calórico mais bem saboroso. 

O pouso em Heathrow ocorreu com 1 hora de atraso ainda ficamos em orbita por alguns minutos, o tempo não era bom em Londres, o pouso foi bem trabalhoso, o próprio Cmte, antes do pouso anunciou que seria um pouso difícil, eu ate pensei que ele iria arremeter na primeira tentativa, tinha muito vento e turbulência, dava para sentir o avião glissando para pista, mais o B747 pousou com louvor, com um toque duro mais seguro.  E procedeu com seu táxi para Terminal cinco de um dos aeroportos mais bonitos que já conheci.
Como nem tudo e perfeito o Serviço de imigração da Inglaterra e’ muito rigoroso, e enfrenta problemas de longas filas e demora para atendimento. Chegar no horário de pico no terminal cinco em Londres e’ uma grande desvantagem, voos de vários lugares do mundo da BA, AA e Ibéria e seus outros parceiros foram o suficiente para eu esperar 2 horas para ser liberado do aeroporto, somente na fila. O próprio agente me pediu desculpa, pela demora, notou que já tinha visitado o Londres e pediu desculpa pela demora. Com duas horas perdidas, só me restava pegar o trem expresso para o centro e pagar 33 libras por essa passagem de ida e volta para o terminal. De metro levaria 45 minutos de trem expresso, 15 minutos. 
Gostaria de falar que para o cidadão europeu o atendimento era muito mais rápido, a grande demora foi que meu voo juntou com voos vindos da África, Índia e eles estavam fazendo pente fino com algumas pessoas. Alguns europeus têm passaportes com leitura biométrica feita no globo ocular, parecia filme de ficção, eles colocavam o rosto em um leitor e as portas se abriam, depois de confirmada a leitura. Tudo automatizado.
VOO BA 0039

Compras feitas e eu estava de volta para o embarque para o voo BA0039 com destino a Beijing. O embarque foi muito mais rápido, a segurança e checagem de documentos levou 25 minutos. Pude aproveitar um pouco do dutty free de Londres somente para olhar, os preços são muito mais caros que no Brasil. Porem quem procura, acha e sempre tem alguma coisa em promoção.
Outro B747-400 me esperava, lembra da demora de mais de 1 hora para embarque em GRU, aqui em Heathrow não levou 35 minutos, o avião estava também lotado, e eu era aparentemente o único Brasileiro do voo.
Uma boa escolha para segunda perna foi na econômica as ultimas duas fileiras da janela, são cadeiras duplas passam ser mais privativas para um casal, sem falar que você pode ter a sorte de ir sozinho se estiver viajando assim. Foi a minha mesma escolha do voo BA0039 e BA0038 de retorno onde eu pude voltar sozinho no ultimo assento. Nessa ida para Beijing tinha um chinês que não falava inglês, foi quase como ir sozinho.
O voo BA0039 também e’ um voo noturno, a aeronave era muito melhor e mais bem conservada que do voo BA0246, Acho que não tive sorte porque no retorno para o Brasil no voo BA0247 o B747, era mais novo também.  Basicamente tudo se repetiu o mesmo padrão de atendimento somente o speaker que era feito em Inglês e mandarim. Outro diferencial eram as refeições, a janta tinha três opções, uma de frango e duas de carne, sendo uma carne oriental e era simplesmente muito boa. Foi a minha escolha. 

O voo ocorreu sem grandes turbulências, eu estava bem cansado mais dessa vez aproveitei mais, o sistema interativo para ver a rota, ouvir musica, e assistir filmes. Pedi para visitar a cabine na chegada a Beijing mais fui informado que era um voo de check e eles estavam envolvidos com treinamento na chegada.
Nosso pouso em PEK foi perfeito, porem uma coisa foi bem diferente, nos fomos autorizados a pousar do outro lado do AD, e esse e o maior aeroporto de área construída do mundo o Cmte, informou que o táxi seria de 40 minutos, e foi de 45 minutos.  Curiosidades da China. Eu pensei que tinha entendido errado mais era realmente 40 minutos previstos. 

No desembarque, realmente o aeroporto e’ monstruoso, tudo ocorreu de forma muito rápida, meu visto e passaporte foram conferidos, e somente disse olá em Mandarim, o atendente não foi simpático, mais foi eficiente. Antes de chegar à imigração pegamos um trem. Interno.  O Aeroporto de PEK não utiliza 40 % de sua estrutura, eles estão preparados para o ano e 2025. Com o tempo de deslocamento e passagem pela imigração, já cheguei ao local de esperar as malas com elas circulando na esteira. Não levou mais de 1 hora, tirando o táxi de 45 minutos, o desembarque foi muito eficiente, muito melhor que desembarque remoto de voo domestico de GRU que chega a durar 01h45min às vezes 2 horas.
Atualizando: em Maio de 2020 O Aeroporto de PEK já esta saturado e novo aeroporto Daxing já auxilia em Beijing.

Agradeço muito a sua visita em nosso Blog, isso nos deixa muito honrado. Muito Obrigado por sua leitura e compartilhe com seus amigos se gostou.  Em breve mais na coluna as 10 perguntas da semana.
Gostou ?  Visite Voo LA 8013.

Também não deixe de conferir os preços de Costa do Sauipe - Ba Hotéis e Resorts, clica aqui!
Confira as ofertas das Lojas Renner ! Compre e ajude nosso Blog Afiliado aqui
Veja nossas fotos no Instagam! 
Gosta de aviação visitem nosso parceiro AFAC.
Espero vocês em outro voo! 

Um comentário: