segunda-feira, 31 de março de 2014

As 10 perguntas da semana # 8



As 10 Perguntas da Semana



Entrevistado:  Pedro Lang

1.     O que faz?

Atualmente trabalho como piloto, professor na parte do curso teórico de piloto privado, e gestor de segurança operacional em um aeroclube aqui do Rio Grande.

2.     Como Foi o Primeiro Contato Com aviação?

Desde muito novo. Com 3 anos de idade fiz meu primeiro voo, com o velho CAP-4 Paulistinha de propriedade de meu tio (Nestor), o qual me teu total apoio daí em diante, me levando sempre que possível a voar.

3.     Qual a maior Loucura que fez pela aviação?

Já fiz muitas “peripécias” pela aviação, entre elas embarcar em um ônibus com apenas 12/13 anos para ir a uma cidade na qual eu pudesse voar “pilotando”, foi ai definitivamente comecei a ver que era isto mesmo que eu queria para o resto da vida, a cidade é Palmeira das Missões-RS onde voei o saudoso Planador BLANIK L-13 do aeroclube até completar 16 anos.

4.     Um Lugar que Foi de avião?

Atualmente já conheço os 4 cantos do Brasil, Mas um lugar que vai me marcar é a minha própria cidade natal (Panambi-RS), pois onde nunca existiu um aeroporto registrado ou homologado, apenas aviões agrícolas e experimentais. Nunca mais me esquecerei da primeira vez onde pousei lá, pois a pista na qual desde muito pequeno eu visitava diariamente, via os aviões pousando e decolando e já imaginava, será que um dia pousarei aqui? Tive a oportunidade de nela operar antes de ser interditada.

5.     O avião dos Sonhos?

Se for pra sonhar, por que apenas um avião? Meu sonho é de futuramente adquirir o saudoso Paulistinha e o clássico Bonanza 35.

6.     Se pudesse mudar ou fazer uma única coisa para melhorar a aviação. Que faria?

Mudaria o pensamento de algumas pessoas, aquelas imediatistas, que acham e querem que tudo aconteça rápido, se formar em um piscar de olhos e já entrar para uma companhia ou aviação agrícola. Vejo que a aviação não funciona assim, já perdi muitos amigos por este fato, onde se formaram tão rápido a ponto de não aprender o básico, que pra mim o básico é o psicológico onde vamos amadurecendo com o passar do tempo e horas de conversas com pilotos experientes.

7.     Uma pane ou perigo que passou?

Já tive alguns sustos, como apagar o motor na curta final (Bonanza) onde eu chegava da “IAM”( A bomba de combustível estava com a pressão muito baixa), felizmente cheguei na pista. E também um “FLUTTER” na cauda em um voo de translado de MG/RS, trazendo uma aeronave zero de fábrica. Na vertical de Umuarama-PR a mola do compensador se soltou fazendo ele entrar em ressonância e vibrando toda empenagem, na hora reduzi o motor e coloquei nariz em cima para reduzir a velocidade(a qual estava em cruzeiro), próximo a velocidade de stol a vibração muito forte parou e trouxe para o pouso em Umuarama mesmo. A asa mudou seu ângulo  diedro devido a forte vibração.

8.     Quem te ensinou mais na aviação?

Acho que não houve quem me ensinou mais, mas sim aqueles que me deram oportunidade para com que eu pudesse aprender o pouco que sei hoje. Primeiramente meu tio que desde muito cedo me apresentou a aviação, o mecânico Valdelirio com quem muito aprendi sobre motores e estruturas,  Os instrutores dos aeroclubes que passei, tanto de Planador como de avião, os amigos que fui adquirindo com o tempo em diversos lugares do Brasil, e aqueles que em mim confiaram e deram a oportunidade de ceder as suas aeronaves para com que em pudesse aprender ainda mais.

9.     Quem foi sua inspiração na aviação?

Meu tio Nestor, mesmo ele usando a aviação apenas como hobby.

10.                        Sua rota preferida?

SSWF(Frederico Westphalen) – SDAM(Campinas-SP), Pois ai vejo que sou capaz de sair da calmaria do interior até o fervo das grandes cidades.

BONUS: Infelizmente logo após iniciar o curso de piloto privado 16/17 anos tive um problema de disfunção de alguns órgãos vitais. Acabei entrando em coma e ficando hospitalizado por algum tempo, emagreci 20kg, fazendo com que eu ficasse alguns meses em tratamento até poder retornar aos voos, naquela época eu estava com aproximadamente 15 horas de voo na aeronave Aero Boero, eu estava muito feliz pois tudo estava ocorrendo como imaginava. Porém enquanto eu estava deitado na cama do hospital e escutava as aeronaves passando por cima, me vinha na cabeça, será que um dia vou voltar a voar? Foram dias muito complicados pra mim, mas logo que me recuperei, voltei ao aeroclube e uma semana depois La estava eu, com 18 horas e solo.  Desejo a todos muito sucesso, e persistam neste sonho, pois garanto a vocês que vale a pena. Abraço

O Blog FlySkyfsh Fica muito honrado com a participacao do Cmte. Pedro Lang, e desejamos bons voos sempre!  Curtiu compartilhe nas redes sociais, deixe seu comentario. Gostaria de participar tambem entre em contato no face
Obrigado por sua leitura e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário