terça-feira, 7 de agosto de 2018

Experiência de voo LATAM LA 3398


Experiência de voo de Guarulhos para Salvador (GRU-SSA) Dia 24/07/2018
Voo LA 3398 Aeronave A-321 PT-XPM Saída 15:05 Chegada 17:25


Fiz a escolha do voo via site usando milhas do programa LATAM fidelidade.
A LATAM também estava praticando o melhor preço entre as demais Cias Aéreas.

Nesse momento ainda podia fazer escolha de assento sem custo, o que não acontece mais. Para você marcar seu lugar existe um custo, somente passagens de categoria superior tem marcação de assento sem custo.
No Aeroporto fiz o meu Check in usando o atendimento prioritário para membros do LATAM Fidelidade Platinum e Black. Tinha apenas um casal na minha frente e o processo foi rápido. Eu tinha uma mala para despachar, também sem custo devido a minha categoria de fidelidade.
Pedi um “up grade” para o “assento +”, porem o atendente me encaminhou para loja, onde poderia fazer compra do mesmo. Tinha algum tempo antes do embarque não custava nada tentar um desconto. O Atendimento na loja foi rápido, porem sem cortesia. Eu solicitei um desconto, (não estava pedindo de graça.) Acredito que R$69,00 para um assento conforto, em um voo de pouco mais de 2 horas, é um valor muito elevado. Não tive sucesso com o pedido de desconto, onde a culpa foi transferida para o sistema. Infelizmente o histórico do passageiro não aparece nesse sistema, é logico que no próprio “check in” o atendente poderia ter feito o “up grade” sem custo para um cliente que utiliza varias vezes o serviço da LATAM em varias viagens domesticas e internacionais.
Em um mercado com a concorrência crescente, como o mercado aéreo, é difícil fidelizar um cliente, e muito mais fácil perder o mesmo. Por sorte o comissário, salvou a péssima experiência que teria no voo se fosse feito no assento regular 37A.

Eu acreditava que os A-321 ainda tinha selo B da ANAC em Conforto, mas para minha surpresa não mais. Essas aeronaves estão com péssimo espaço entre as poltronas, vide imagem:

No embarque o Aeroporto de Guarulhos mostrou uma eficiência muito grande tudo foi muito rápido mesmo com o grande movimento de férias.  As melhorias no terminal 2, são bem visíveis.


Com novas regras de bagagens, é no embarque que vemos uma grande quantidades de malas e bolsas de mão,  alguns passageiros com mochilas e mala de 10kg. Todos tentando ganhar tempo e economizar na tarifa.
Como não tinha conseguido o “assento +”, procedi para meu assento 37A e realmente o espaço é  muito restrito, tenho 1,90 e o pax da frente não podia reclinar seu assento meus joelhos não o deixavam.
Relatei a um membro da tripulação, sobre meu desconforto logo que sentei.  Ele esperou o final do embarque e fez minha transferência para o assento mais 25B. Outra realidade. Vejam fotos e breve video:


Após as portas fechadas, todos os procedimentos de segurança adotados o Airbus A 321 PT-XPM decolou de Guarulhos com destino a Salvador. Eu ganhei espaço para minhas pernas e perdi a janela. Foi uma troca justa.  O assento ao meu lado estava vago. E Logo após da decolagem aproveitei o App LATAM play para assistir filmes. O aplicativo esta disponível on line sem custo para maioria das plataformas de tabletes e smartphones.
Tudo funciona muito bem, lembre trazer seu fone de ouvidos para desfrutar desse aplicativo.
Durante o voo, de forma gratuita foi servido apenas agua.  A LATAM esta cobrando pelo serviço de bordo, aceitando, cartões de credito, débito e também dinheiro.  Da pra ouvir as reclamações dos pax com o valor do serviço.  Mas a LATAM esta praticando preços de suas passagens abaixo das concorrentes e o valor do serviço, chamado de “Mercado” em minha opinião, é aceitável, também ocorreu uma grande melhora na qualidade dos lanches. Com mais opções de combos.
Nesse voo optei por um combo de pão de queijo e café.  Custou R$18,00.  Segue fotos:




O voo chegou com antecedência no destino, tudo ocorreu de forma segura e rápida, o desembarque do A-321 demora um pouco mais devido ao numero maior de pax, e por esta sentado na parte final da aeronave.
A entrega de bagagens em Salvador foi rápida. O Aeroporto de Salvador agora esta sendo operado pela Vinci Airports. Existem obras em todos os locais desse aeroporto. Essas obras não afetaram nosso desembarque e entrega de bagagens. Falo em breve sobre o aeroporto de Salvador na próxima experiência de voo SSA-GRU LA3989.
Vamos a um resumo de nossa experiência de Voo:
A LATAM tem um bom preço de suas passagens
O Serviço de bordo é cobrado e o espaço entre as poltronas ficou bem reduzido. (problema para passageiros com mais de 1,85m de altura)
O “Check in” pode ser feito de forma digital e  as próprias etiquetas de bagagens já compradas ou de direito podem ser emitidas nos totens evitando as filas de “Check in.”
O Atendimento no Check in foi rápido. O atendimento na loja do aeroporto foi frio e sem cortesia.
O serviço de comissário continua simpático e cortes.
A Aeronave voada, PT-XPM era nova e estava bem conservada.

Avalio positivamente minha experiência nesse voo.
Se você gostou da postagem, deixe um oi nos comentários e compartilhem com os amigos.
Grande abraço e bons voos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário