Experiência de voo de Guarulhos para Salvador
(GRU-SSA) Dia 24/07/2018
Voo LA 3398 Aeronave A-321 PT-XPM Saída 15:05 Chegada
17:25
Fiz a escolha do voo via site usando milhas do
programa LATAM fidelidade.
A LATAM também estava praticando o melhor preço entre
as demais Cias Aéreas.
Nesse momento ainda podia fazer escolha de assento sem
custo, o que não acontece mais. Para você marcar seu lugar existe um custo,
somente passagens de categoria superior tem marcação de assento sem custo.
No Aeroporto fiz o meu Check in usando o atendimento
prioritário para membros do LATAM Fidelidade Platinum e Black. Tinha apenas um
casal na minha frente e o processo foi rápido. Eu tinha uma mala para
despachar, também sem custo devido a minha categoria de fidelidade.
Pedi um “up grade” para o “assento +”, porem o atendente
me encaminhou para loja, onde poderia fazer compra do mesmo. Tinha algum tempo
antes do embarque não custava nada tentar um desconto. O Atendimento na loja
foi rápido, porem sem cortesia. Eu solicitei um desconto, (não estava pedindo
de graça.) Acredito que R$69,00 para um assento conforto, em um voo de pouco mais
de 2 horas, é um valor muito elevado. Não tive sucesso com o pedido de
desconto, onde a culpa foi transferida para o sistema. Infelizmente o histórico
do passageiro não aparece nesse sistema, é logico que no próprio “check in” o
atendente poderia ter feito o “up grade” sem custo para um cliente que utiliza
varias vezes o serviço da LATAM em varias viagens domesticas e internacionais.
Em um mercado com a concorrência crescente, como o
mercado aéreo, é difícil fidelizar um cliente, e muito mais fácil perder o
mesmo. Por sorte o comissário, salvou a péssima experiência que teria no voo se
fosse feito no assento regular 37A.
Eu acreditava que os A-321 ainda tinha selo B da ANAC
em Conforto, mas para minha surpresa não mais. Essas aeronaves estão com péssimo
espaço entre as poltronas, vide imagem:
No embarque o Aeroporto de Guarulhos mostrou uma
eficiência muito grande tudo foi muito rápido mesmo com o grande movimento de
férias. As melhorias no terminal 2, são
bem visíveis.
Com novas regras de bagagens, é no embarque que vemos
uma grande quantidades de malas e bolsas de mão, alguns passageiros com mochilas e mala de
10kg. Todos tentando ganhar tempo e economizar na tarifa.
Como não tinha conseguido o “assento +”, procedi para
meu assento 37A e realmente o espaço é muito restrito, tenho 1,90 e o pax da
frente não podia reclinar seu assento meus joelhos não o deixavam.
Relatei a um membro da tripulação, sobre meu
desconforto logo que sentei. Ele esperou
o final do embarque e fez minha transferência para o assento mais 25B. Outra
realidade. Vejam fotos e breve video:
Após as portas fechadas, todos os procedimentos de
segurança adotados o Airbus A 321 PT-XPM decolou de Guarulhos com destino a
Salvador. Eu ganhei espaço para minhas pernas e perdi a janela. Foi uma troca
justa. O assento ao meu lado estava
vago. E Logo após da decolagem aproveitei o App LATAM play para assistir filmes.
O aplicativo esta disponível on line sem custo para maioria das plataformas de tabletes
e smartphones.
Tudo funciona muito bem, lembre trazer seu fone de
ouvidos para desfrutar desse aplicativo.
Durante o voo, de forma gratuita foi servido apenas
agua. A LATAM esta cobrando pelo serviço
de bordo, aceitando, cartões de credito, débito e também dinheiro. Da pra ouvir as reclamações dos pax com o
valor do serviço. Mas a LATAM esta
praticando preços de suas passagens abaixo das concorrentes e o valor do
serviço, chamado de “Mercado” em minha opinião, é aceitável, também ocorreu uma
grande melhora na qualidade dos lanches. Com mais opções de combos.
Nesse voo optei por um combo de pão de queijo e café. Custou R$18,00. Segue fotos:
O voo chegou com antecedência no destino, tudo ocorreu
de forma segura e rápida, o desembarque do A-321 demora um pouco mais devido ao
numero maior de pax, e por esta sentado na parte final da aeronave.
A entrega de bagagens em Salvador foi rápida. O
Aeroporto de Salvador agora esta sendo operado pela Vinci Airports. Existem
obras em todos os locais desse aeroporto. Essas obras não afetaram nosso
desembarque e entrega de bagagens. Falo em breve sobre o aeroporto de Salvador na
próxima experiência de voo SSA-GRU LA3989.
Vamos a um resumo de nossa experiência de Voo:
A LATAM tem um bom preço de suas passagens
O Serviço de bordo é cobrado e o espaço entre as
poltronas ficou bem reduzido. (problema para passageiros com mais de 1,85m de altura)
O “Check in” pode ser feito de forma digital e as próprias etiquetas de bagagens já compradas
ou de direito podem ser emitidas nos totens evitando as filas de “Check in.”
O Atendimento no Check in foi rápido. O atendimento na loja do aeroporto foi frio e sem cortesia.
O Atendimento no Check in foi rápido. O atendimento na loja do aeroporto foi frio e sem cortesia.
O serviço de comissário continua simpático e cortes.
A Aeronave voada, PT-XPM era nova e estava bem
conservada.
Avalio positivamente minha experiência nesse
voo.
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Grande abraço e bons voos!
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